Então é 2019 – Ao meu ver – Por Gian Del Sent

Publicidade

O novo ano começou e com ele vem desejos de prosperidade, sucesso e todo aquele bla bla bla de sempre.

O fato é que 2019 será um ano decisivo e importante para a política regional. Além dos desafios dos novos governos estaduais e federal, é a hora de grandes figurões da política regional se puxar caso queiram alguma cadeira estofada em 2020.

Câmara

Publicidade

O presidente eleito no legislativo e ainda não empossado, Omar Tomalih, tem em 2019 o desafio de manter os bons projetos em andamento iniciados pelo seu antecessor. Conquistar o efetivo da casa, que faz o legislativo andar, será um dos desafios para seu mandato como presidente da Casa do Povo.

Executivo

2019 terá que ser um ano de ações para o governo do prefeito Fabrício Oliveira. Depois de dois anos “arrumando a casa” e pedalando em alguns setores, Fabrício vai ter que se virar nos 30, colocar o povo para trabalhar e mostrar de uma maneira mais “palpável” o seu governo. Tirar os “tranqueiras” do governo, vai ser fundamental.

Comunicar

Outra ação importante que o prefeito da Dubai brasileira terá que fazer, é reavaliar o departamento de comunicação da prefeitura. As frequentes broncas não tem sido o bastante para fazer o departamento fluir. Rolou um happy hour com a imprensa local, foi falado em fazer mais um até o final do ano e ficou por isso mesmo. Nada aconteceu. A empatia dos veículos não se compra, não se impõe, se conquista.

Não anda.

Apesar do departamento de comunicação ser composto por quase 20 pessoas, um contingente que é de dar inveja a muitos jornais estaduais, a produtividade é mínima, os erros são grotescos e querem inventar coisas novas pecando no mínimo. Nem o básico funciona direito.

A pérola da semana, foi o departamento inteiro estar de “folga” em pleno réveillon. Todo mundo descansando e apenas um “severino” de plantão. Enquanto isso, os demais não atendiam ou repassavam a demanda para o coitado.

Registros

Apesar de estarem de folga, dois profissionais do departamento de comunicação fizeram o registro dos fogos com câmeras profissionais. A direção do departamento sequer providenciou um local adequado e com uma boa visão para que fossem feitas as imagens oficiais do evento. Um dos profissionais fez da areia da praia, no meio do fervo e graças a sua habilidade, conseguiu boas imagens. Outro profissional, eu levei comigo, pelo segundo ano consecutivo, para um local apropriado para tal.

De novo

Falo da comunicação da prefeitura, pois considero um dos departamentos mais importantes. A comunicação é a “boca” da prefeitura. É através dela que a população fica sabendo de tudo que acontece. E é inadmissível que seja feita uma ação na rua e o pessoal das secretarias não estejam acompanhados ou, no mínimo, orientados de como registrar para que seja feita a devida divulgação. Sem contar os textos dos releases, que deveriam ser técnicos e recheados de dados. Porém, em muitos casos, com sorte, o texto vem pronto, inclusive com o estilo editorial particular de cada jornalista. O problema maior é quando vem parecendo um poema de Caminha.

2020 tá ai

Nas eleições de 2016, muitos trabalharam já pensando em 2020. Acontece que muita coisa mudou em 2018 e neguinho vai ter que se puxar se quiser abocanhar algum cargo eletivo em 2020. No governo estadual, foi eleito um governador chapa pura, sem dever pedra para ninguém. Logo, aqueles cargos de secretários relâmpagos estão fora de cogitação para a autopromoção para 2020. Muito tem se falado, muito se tem especulado, mas pouco esta confirmado para as eleições que promete ser um show de horrores, pior do que foi 2016.

Sumidinho

Quem andava meio sumido e repareceu com um discurso mais “paz e amor” foi o ex alcaide ERD. Acredito que o bendito deva ter ouvido algum assessor e trouxe em suas últimas publicações palavras boas e tranquilas. Bem diferente das anteriores em que ele culpava o atual governo de não fazer o que nem mesmo ele fazia.

Camboriú

Por falar no ex-alcaide, foi plantado em um “jornal” da região uma notícia de que Piriquito estaria batendo as asas em direção a cidade vizinha Camboriú. A informação, que tem uma cara de um “vai que cola” dos mais baratos, diz que ele estaria articulando com grupos políticos. Mas o factoide sequer cita que grupo seria esse.

Jaleco

Além de mostrar uma tentativa descarada de medir a febre do povo, a informação deixou o prefeito Elcio em maus lençóis. Diante de uma administração difícil e cheia de entraves, Elcio é do mesmo partido de Piriquito, o que deixa a saia do jaleco mais justa ainda. Alguns tem alardeado que o ex-prefeito de Balneário estaria batendo asas para o PSL do presidente Jair Bolsonaro e governador Moises. Além de difícil de acreditar nessa hipótese, essa possibilidade mostraria uma tremenda contradição. Pois o próprio ERD, declarou com todas as letras em um grupo de apoiadores, que votou no PT no segundo turno das eleições de 2018.

Publicidade