Já era esperado que o feriado prolongado garantiria às festas de outubro em Santa Catarina o sucesso de público. O que a organização da Oktoberfest, em Blumenau, da Fenaostra, em Florianópolis, da Marejada, em Itajaí, e da Bierville, em Joinville, não imaginavam era que a estimativa de visitantes fosse tão ultrapassada — dobrada, inclusive, em algumas festividades. A maior festa alemã no Brasil é a única que continua até o próximo fim de semana.
Com os ingressos esgotados ainda na manhã de sábado, a 34ª Oktoberfest registrou o maior público do ano: 67.648 pessoas. Foram 12 mil pessoas a mais que no sábado anterior — o dia mais movimentado até então. Segundo a organização da festa, é o maior público da Oktoberfest desde a assinatura do termo de compromisso, em 2013, quando foi estabelecido o limite de 40,7 mil pessoas simultaneamente na Vila Germânica. Até o momento, o acumulado da festa é de 329,8 mil pessoas, 8,5% a mais que na edição passada.
O consumo de comida e bebida também cresceu em 2017 na Oktoberfest — 1,6% e 5,6%, respectivamente. Somente no último sábado, foram consumidos quase 222 mil copos de chope, o equivalente a 88,7 mil litros da bebida. Desde o começo da festa, já foram 980 mil copos de cerveja vendidos.
160 MIL UNIDADES DE OSTRA VENDIDAS
Mais uma vez sediada no Mercado Público de Florianópolis, a 18ª Fenaostra garantiu a comercialização de 80 mil unidades da iguaria. Foi possível adquirir a ostras desde R$ 10 a dúzia direto do Caminhão do Peixe até R$ 40 pelos seis pares gratinados. De quarta-feira a domingo, cerca de 53 mil pessoas passaram pela festa, conforme a prefeitura. A administração ainda comemora a popularização da festa a partir da transferência do Centro Sul para a região central da capital catarinense.

DOBRO DE FOLIÕES EM ITAJAÍ
De volta ao calendário das festas de outubro em Santa Catarina depois de quatro anos, a 31ª Marejada, em Itajaí, teve expectativa de visitantes superada em duas vezes. Conforme a secretaria de turismo do município, 220 mil pessoas passaram pelos três pavilhões do Centreventos desde o final de semana anterior, quando a maior festa portuguesa e do pescado do Brasil teve início. Foram comercializados pelo menos nove toneladas de sardinha na brasa e 25 mil bolinhos de bacalhau. A prefeitura destaca a gastronomia e a decoração como fatores que propiciaram a circulação e a permanência na festa.

MAIS DE 20 MIL PASSARAM PELA BIERVILLE
No Norte do Estado, a novata Bierville teve 20,6 mil participantes ao longo dos quatro dias na Expoville, especialmente no sábado, com 4,5 mil visitantes. A terceira edição da festividade também registrou público maior do que em 2016, quando observou a presença de 14 mil pessoas. De acordo com a organização da Festa da Cerveja de Joinville, cada pessoa consumiu em média um litro de cerveja e, inclusive, houve cervejaria que chegou ao fim do evento com o estoque da bebida zerado.
A edição de 2018 já está sendo planejada. Uma das mudanças poderá ser a ampliação do horário em dias específicos. A próxima edição ainda não tem data fechada, mas a ideia é de que seja realizada no mesmo período do feriado de 12 de outubro. Outra proposta é que o número de rótulos de cervejas artesanais seja aumentado.

PÚBLICO NAS PRINCIPAIS FESTAS DE SC
Oktoberfest: 329,8 mil*
Fenaostra: 58 mil
Marejada: 220 mil
Bierville: 20.644
*Até domingo (15/10). A festa segue até 22/10.