Risco de temporais em SC. Acumulo nos próximos dias pode chegar a 150mm

Foto: Freepik | Banco de Imagens
Publicidade

O meteorologista Piter Scheuer emitiu um aviso sobre a possibilidade de temporais na Serra Catarinense, provocados por áreas instáveis associadas a um sistema de baixa pressão. De acordo com ele, entre quarta-feira (9), quinta-feira (10) e sexta-feira (11), há previsão de chuvas intensas, com acumulados que podem superar os 100 a 150 milímetros em algumas localidades.

O alerta inclui a chance de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, quedas de barreiras e enchentes repentinas, principalmente em rios menores. “Não se descarta a ocorrência de tempestades severas, com granizo e rajadas de vento fortes”, destacou Scheuer.

Piter Scheuer também ressaltou que os próximos dias serão de chuva intensa em Santa Catarina, especialmente de quarta (09) a sexta-feira (11). As regiões do Vale do Itajaí e Litoral Norte deverão enfrentar chuvas persistentes, com pancadas acompanhadas de trovoadas, granizo e vendavais.

Publicidade

Além disso, os volumes de chuva podem alcançar entre 100 e 150 milímetros, podendo até ultrapassar 200 mm em alguns casos. O Oeste de Santa Catarina, bem como as áreas do Alto Vale, Médio Vale e Litoral Norte, são regiões de maior preocupação devido ao risco de enchentes.

“Na sexta-feira (11), há um elevado potencial para tempestades em SC, com pancadas intensas de chuva, trovoadas, granizo e vendavais. Também não estão descartados problemas relacionados ao clima severo, principalmente no Oeste”, explicou o meteorologista.

Devido à continuidade e intensidade da chuva, são esperados volumes significativos, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas, inundações, danos à rede elétrica, quedas de árvores e destelhamentos.

Publicidade