A condição que manteve o tempo firme no estado neste fim de semana, começa a mudar neste domingo, 26, com a presença de umidade e instabilidades que deixam o tempo nublado e podem provocar pancadas de chuva fraca. No entanto, a partir de segunda-feira, 27, o processo de formação de uma região de baixa pressão no Paraguai favorece temporais com chuva pontualmente intensa em todas as regiões, especialmente no Grande Oeste.
O período com os maiores volumes previstos ocorre entre a terça, 28, e a quarta-feira, 29, quando a região de baixa pressão se posiciona na costa do estado, provocando chuvas intensas na região. Este sistema também favorece agitação marítima, que pode superar os 3,0 m nas áreas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.
Os acumulados de precipitação no período podem somar valores médios entre 40 mm e 80 mm no Grande Oeste e Planaltos, com pontuais que se aproximam dos 100 mm. Nestas áreas, o risco é moderado para danos como alagamentos e enxurradas. Já nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí o risco é muito alto. Nesta região, a chuva persistente traz volumes entre 80 mm e 150 mm, podendo superar estes valores.
CONFIRA A PREVISÃO
Na segunda-feira (27) instabilidades atmosféricas voltam a deixar o tempo chuvoso em Santa Catarina. As instabilidades avançam pelo Oeste já pela manhã, se espalhando para o restante do estado ao longo do dia. Há condições para pancadas de chuva moderadas a fortes com trovoadas e temporais isolados, principalmente no Grande Oeste. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e danos à rede elétrica. Com o tempo fechado, as temperaturas sobem menos em comparação ao dia anterior, com máximas entre 19 e 22°C na maioria das áreas. Apenas no Litoral Sul, as chuvas chegam no final do dia e o sol aparece, assim as máximas ficam entre 24 e 27°C.
TERÇA-FEIRA (28)
Na terça-feira (28) as instabilidades ocorrem de forma persistente desde a madrugada e ganham força no final do dia, trazendo volumes de chuva elevados no estado. Por vezes, as chuvas podem vir em forma de temporais com chuva intensa e volumosa, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis e parte do Litoral Norte, onde o risco é alto a muito alto para alagamentos, deslizamentos e enxurradas. No restante do estado o risco é moderado a alto. Com a formação de uma baixa pressão próximo à costa, os ventos ganham força no litoral, com rajadas entre 50 e 70 km/h. O mar também fica agitado, com ondas de nordeste entre 2,0 e 2,5 m entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.
QUARTA-FEIRA (29)
Na quarta-feira (29), as chuvas seguem contínuas na metade leste de SC, especialmente entre a madrugada e a manhã. À medida que a baixa pressão se afasta o tempo volta a firmar no estado, mas à tarde novas instabilidades atmosféricas voltam a favorecer as pancadas de chuva e os temporais isolados no Grande Oeste. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. As temperaturas voltam a subir, com máximas de 30 a 33°C no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte e de 25 a 29°C no restante das áreas.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na quinta (30) e na sexta-feira (01) o tempo firme predomina no estado e o calor se intensifica. Máximas entre 30 e 35°C na maioria das regiões e podendo se aproximar de 38°C no Extremo Oeste, principalmente na sexta (01).