Temperaturas despencam em SC. Confira como fica o clima nos próximos dias

Amanhecer em Urupema — Foto: Marleno Muniz Farias/Arquivo Pessoal
Publicidade

Na terça-feira (14), uma massa de ar seco e frio avança pelo Sul do Brasil, estabilizando gradativamente o tempo na maior parte de SC. Apenas o norte catarinense permanece com condições para chuva, ainda por influência da frente fria, que se afasta para o mar. Com a presença de nuvens e o vento da direção sul, as temperaturas não se elevam.

As máximas no período da tarde variam entre 12 e 15°C na maior parte do estado, ficando ainda mais baixas nas áreas altas do Planalto Sul, onde não passam de 12°C. No Litoral as máximas variam entre 15 e 17°C.

risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao frio intenso como agravamento de doenças cardiorrespiratórias. O vento predomina do quadrante sudoeste/sul ainda com rajadas nas áreas costeiras, o que mantém a agitação marítima, com ondas de sul  entre 2,0 e 3,0m e picos de até 4,0m (alto mar) do Litoral Sul a Grande Florianópolis e de 1,5 a 2,5m no Litoral Norte.

Publicidade

O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

QUARTA-FEIRA (15)

Na quarta-feira (15), a massa de ar seco e frio deixa o tempo firme e ensolarado em toda Santa Catarina.  Na madrugada, a condição de céu limpo, ventos fracos e frio, favorecem a ocorrência do primeiro evento de geada ampla no estado. Faz frio no amanhecer, com temperaturas mínimas negativas nas áreas altas do Planalto Sul e do Meio-Oeste. No Extremo Oeste, Oeste e áreas mais elevadas do Alto Vale e na Grande Florianópolis Serrana as temperaturas mínimas variam entre 2°C e 6°C e nas demais regiões do estado entre 7 e 12°C, mantendo o risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas. À tarde as máximas ficam entre 17°C e 20°C no Grande Oeste e no Litoral e entre 13°C e 16°C nas demais regiões. O mar segue agitado, com ondas de sul entre 2,0 e 3,0m do Litoral Sul a Grande Florianópolis e de 1,5 a 2,5m no Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

QUINTA-FEIRA (16)

quinta-feira (16) começa com tempo estável, mas no decorrer da manhã a nebulosidade aumenta em todas as regiões do estado e nas áreas de divisa com o RS retornam as condições para chuva de forma isolada. Com o aquecimento e o direcionamento do fluxo de calor e umidade da região amazônica para as áreas de divisa entre SC e RS, a chuva ganha força no decorrer da tarde e passa a ocorrer acompanhada por temporais isolados, que se estendem até o centro do estado. Nestas áreas o risco é baixo a localmente moderado para ocorrências como alagamentos, destelhamentos e danos à rede elétrica. O frio diminui e, no amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 11 e 15°C na maioria das regiões e oscilam em torno de 5°C no Planalto Sul. O vento sopra de nordeste a noroeste, fraco a moderado. O mar permanece agitado, com ondas de sul entre 2,0 e 3,0m entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 1,5 a 2,5m no Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sexta-feira (17) e sábado (18), a instabilidade avança por SC atingindo todas as regiões e favorecendo a ocorrência de chuva e temporais, que pontualmente ocorrem de forma intensa.

Publicidade